segunda-feira, maio 22, 2006

Fernando Santos? Um rotundo não! *

Estava eu em casa, em tronco nu e de cerveja na mão, a soltar urros aterradores envolto numa nuvem de testosterona, como um macho orgulhoso que vê o festival da canção com paixão, quando, logo após a actuação do Ricky Martin da Arménia (descrição do lendário Eládio Clímaco) resolvi fazer um inocente, rápido e bem intencionado zapping.

Ao passar pela SIC, vejo o nosso Luís Filipe Orelhas, sorridente como só ele, o que despertou de imediato a minha atenção.

"Boa" - pensei para mim - "para o nosso presidente estar tão feliz, é porque deve estar a anunciar o Eriksson"!

Os efeitos da cerveja, misturados com o efeito alucinogénico da voz do Eládio Clímaco, temperada com as músicas (?) do festival da canção, toldavam-me um pouco a visão, tornando dificil a identificação dos vultos que se sentavam ao seu lado.

Esfreguei bem os olhos e lobriguei, de facto, alguém sentado à esquerda do presidente do Benfica (à direita de Deus, como é sabido, só se senta São Veiga).

"Eh pá, o Eriksson está diferente" - espantei-me - "tem mais cabelo e agora pintou-o de preto...não o favorece nada, o novo look... espera lá, aquilo não é o Eriksson, aquilo é ... Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarghhh! Mas porquê, meu Deus? Mas porquê?!"

Chorei durante horas, como uma menina pequena a quem tivessem contado que o próximo treinador do Benfica é o Fernando Santos!

3 valiums e 6 whiskeys depois, dei por mim a pensar. Aproveitando o fenómeno, coloquei a mim próprio a questão que todos os benfiquistas se têm colocado nos últimos dias: qual é a chave vencedora do Euromilhões, da próxima semana? Incapaz de arranjar uma resposta satisfatória a esta pergunta, resolvi colocar outra, não menos complexa: porque é que eu não gosto do Fernando Santos e acho que ele seria uma óptima opção para ir treinar todos os clubes, excepto o Benfica?

E, após muito meditar, descobri a resposta num post it, estrategicamente colado na lata de cerveja. Aparentemente, já não era a primeira vez que colocava a questão a mim próprio e conhecendo os efeitos devastadores que a mistura valium/whiskey tem na memória de curto prazo, tinha decidido astuciosamente preservar a resposta para a eternidade. E no post it estava escrito: não gosto do Fernando Santos, porque ele é religioso! Exactamente, leram bem: religioso!

E passo a explicar porquê.

Eu vejo o futebol como uma ciência exacta! Uma equipa é como um relógio preciso e atómico, e um bom treinador é um cientista, alguém que conhece as leis universais que regem o fenómeno futebolístico e, com base nesse conhecimento, é capaz de manipular e transformar a realidade, com determinados objectivos concretos.

No caso particular do Benfica, esses objectivos passam, evidentemente, pela conquista sistemática de todos os troféus existentes, ano após ano, década após década.

Ou seja, eu não me oporia a que a equipa técnica do Benfica passasse a ser designada por FSI ("Football Scene Investigation", ou, em português, "Futebol Sob Investigação") e que os seus membros - investigadores doutorados- vestissem batas brancas, andassem com lápis e canetas no bolso da frente e fossem capazes de saber sem margem para dúvidas, que um pêlo encontrado junto à baliza pertence a um Koala com síndroma de Asperger, com uma simples olhadela rápida ao microscópio e que isso pode ter sido a causa do sub-rendimento do Beto no último jogo! Aliás, para mim os treinos deviam ter lugar num laboratório asséptico, com provetas e jarros cheios de líquidos fumegantes, paredes inteiras cheias de luzinhas a acender e a apagar e jogadores com eléctrodos na cabeça, ligados a engenhos de efeitos inimagináveis. E em vez daquelas conferências de imprensa semanais estupidificantes que têm lugar em todos os clubes, eu quero ver papers periódicos, publicados numa qualquer revista científica credível! É o choque tecnológico ao serviço do futebol!

Ora, o Fernando Santos vai à missa todos os dias e isso denota uma concepção de futebol fundamentalmente diferente da minha. Para ele, o futebol é um fenómeno religioso, que Deus controla lá de cima tal como faz com tudo o resto... e isso não é de cientista!

À primeira derrota, não o estou a ver a refazer os cálculos de treino em busca de erros de vírgula flutuante, a meter o suor do Petit num centrifugador, para detectar eventuais insuficiencias proteicas, nem muito menos a elaborar uma nova teoria unificadora que deite por terra o conceito de tempo absoluto, revolucione toda a física e explique porque é que a bola foi ao poste e simultaneamente entrou!

Não, a seguir a uma derrota, esse "crente" vai mas é pegar no terço, benzer-se 20 vezes e rezar à nossa senhora de Fátima. Ou, ainda pior, mandar chamar um padreco para abençoar o relvado. Ou até, sabe-se lá, convocar um padre excomungado para fazer uma missa negra, seguida de exorcismo no balneário, para ganhar os favores do demo.

Fernando Santos é a religião e o misticismo... as trevas que submergiram a Europa durante tantos séculos! É um Torquemada do futebol... e nós precisamos é de Galileus, científicos e infalíveis!

Ao olhar para um treino do Benfica, quero ver portáteis, luvas de borracha e sprays que brilham no escuro, não quero altares, alhos, ou cruzes em chamas!

* post publicado em simultâneo no blog http://magicoslb.blogspot.com

segunda-feira, maio 08, 2006

Já nasceu a Mariana!

Um momento de pausa, na enxurrada de humor inteligente e cativante que costuma varrer este blog de ponta a ponta, todos os dias, de forma quase obsessiva, para dar os parabéns a uma grande senhora da nossa praça, que teve a coragem de ignorar todas as tragédias e dificuldades que se abatem sobre todos nós e, assumindo as suas responsabilidades, fazer aquilo que se exige a alguém que tenha passado os últimos 9 meses a viver num útero, a comer e a beber à grande: nascer!

E foi em grande estilo que o fez!

Indiferente ao deficit e ao Alberto João, foi com galhardia e valor que a intrépida Mariana abandonou o luxo, a opulência e a isenção de impostos do ventre materno, envolta num halo de luz e ao som de harpas tocadas por anjos, e se juntou aos 10 milhões de atormentados lusitanos que têm de levar com o IVA a 21%, o preço do barril de petróleo a subir diariamente (a tentar acompanhar as subidas do preço da gasolina em Portugal) e o Laurent Robert a fingir que corre e justifica o ordenado milionário que recebe!

Nesta casa não há medo de elogiar e, apesar de isto ser um blog e não uma casa, a Mariana merece todos os elogios! Do alto dos seus 3,190 Kgs e do seu comprimento desconhecido à hora de fecho desta redacção, a jovem demonstra já uma invulgar apetência pela meditação contemplativa, indicador seguro de um futuro glorioso, num cargo de responsabilidade política, quem sabe, parlamentar! Quem dorme daquela maneira, não engana!

[Para protecção da identidade dos progenitores da futura deputada à Assembleia da República, os parágrafos seguintes, embora verdadeiros na essência, contêm uma parte ficcionada]

Um grande bem haja também à mãe, roliça camponesa de robusta constituição, que após proporcionar 9 meses de alojamento de altíssima qualidade à petiz sem nunca largar a enxada, ou descurar os deveres da vida do campo, ainda teve a força, a vontade e a capacidade suficientes para comparecer ao ensaio do rancho, escassas 6 horas depois do nascimento da criança! Isto, meus amigos, é que é dedicação à grande causa da cultura popular! Mais exemplos destes, é o que este país precisa!

Uma palavra de apreço também para o pai, garboso militar de carreira, muitas vezes medalhado e poucas metralhado, que suportou, com a bravura e valentia que seriam de esperar de um homem de armas do seu calibre, todo o doloroso e demorado processo do nascimento, conseguindo, inclusivamente, o enorme feito de manter, quase sempre, os conteúdos do estômago, em segurança e dentro do estômago! Houvesse mais homens destes em Alcácer-Quibir e a A1 iria até Casablanca, em vez de parar pelos Algarves! Estás em grande, progenitor!

terça-feira, maio 02, 2006

Ausência forçada

Por motivos de ordem táctica, a que somos completamente alheiros, a emissão do Pêra na Barba esteve interrompida durante brevíssimas semanas. Agora que todos os problemas estão solucionados, as transmissões serão retomadas assim que me apeteça. A todos os nossos clientes, deixamos o nosso pedido de desculpas. Aos outros não deixamos nada.

Esta semana isto volta à (ir)regularidade habitual. A todos um bom natal!