segunda-feira, maio 22, 2006

Fernando Santos? Um rotundo não! *

Estava eu em casa, em tronco nu e de cerveja na mão, a soltar urros aterradores envolto numa nuvem de testosterona, como um macho orgulhoso que vê o festival da canção com paixão, quando, logo após a actuação do Ricky Martin da Arménia (descrição do lendário Eládio Clímaco) resolvi fazer um inocente, rápido e bem intencionado zapping.

Ao passar pela SIC, vejo o nosso Luís Filipe Orelhas, sorridente como só ele, o que despertou de imediato a minha atenção.

"Boa" - pensei para mim - "para o nosso presidente estar tão feliz, é porque deve estar a anunciar o Eriksson"!

Os efeitos da cerveja, misturados com o efeito alucinogénico da voz do Eládio Clímaco, temperada com as músicas (?) do festival da canção, toldavam-me um pouco a visão, tornando dificil a identificação dos vultos que se sentavam ao seu lado.

Esfreguei bem os olhos e lobriguei, de facto, alguém sentado à esquerda do presidente do Benfica (à direita de Deus, como é sabido, só se senta São Veiga).

"Eh pá, o Eriksson está diferente" - espantei-me - "tem mais cabelo e agora pintou-o de preto...não o favorece nada, o novo look... espera lá, aquilo não é o Eriksson, aquilo é ... Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarghhh! Mas porquê, meu Deus? Mas porquê?!"

Chorei durante horas, como uma menina pequena a quem tivessem contado que o próximo treinador do Benfica é o Fernando Santos!

3 valiums e 6 whiskeys depois, dei por mim a pensar. Aproveitando o fenómeno, coloquei a mim próprio a questão que todos os benfiquistas se têm colocado nos últimos dias: qual é a chave vencedora do Euromilhões, da próxima semana? Incapaz de arranjar uma resposta satisfatória a esta pergunta, resolvi colocar outra, não menos complexa: porque é que eu não gosto do Fernando Santos e acho que ele seria uma óptima opção para ir treinar todos os clubes, excepto o Benfica?

E, após muito meditar, descobri a resposta num post it, estrategicamente colado na lata de cerveja. Aparentemente, já não era a primeira vez que colocava a questão a mim próprio e conhecendo os efeitos devastadores que a mistura valium/whiskey tem na memória de curto prazo, tinha decidido astuciosamente preservar a resposta para a eternidade. E no post it estava escrito: não gosto do Fernando Santos, porque ele é religioso! Exactamente, leram bem: religioso!

E passo a explicar porquê.

Eu vejo o futebol como uma ciência exacta! Uma equipa é como um relógio preciso e atómico, e um bom treinador é um cientista, alguém que conhece as leis universais que regem o fenómeno futebolístico e, com base nesse conhecimento, é capaz de manipular e transformar a realidade, com determinados objectivos concretos.

No caso particular do Benfica, esses objectivos passam, evidentemente, pela conquista sistemática de todos os troféus existentes, ano após ano, década após década.

Ou seja, eu não me oporia a que a equipa técnica do Benfica passasse a ser designada por FSI ("Football Scene Investigation", ou, em português, "Futebol Sob Investigação") e que os seus membros - investigadores doutorados- vestissem batas brancas, andassem com lápis e canetas no bolso da frente e fossem capazes de saber sem margem para dúvidas, que um pêlo encontrado junto à baliza pertence a um Koala com síndroma de Asperger, com uma simples olhadela rápida ao microscópio e que isso pode ter sido a causa do sub-rendimento do Beto no último jogo! Aliás, para mim os treinos deviam ter lugar num laboratório asséptico, com provetas e jarros cheios de líquidos fumegantes, paredes inteiras cheias de luzinhas a acender e a apagar e jogadores com eléctrodos na cabeça, ligados a engenhos de efeitos inimagináveis. E em vez daquelas conferências de imprensa semanais estupidificantes que têm lugar em todos os clubes, eu quero ver papers periódicos, publicados numa qualquer revista científica credível! É o choque tecnológico ao serviço do futebol!

Ora, o Fernando Santos vai à missa todos os dias e isso denota uma concepção de futebol fundamentalmente diferente da minha. Para ele, o futebol é um fenómeno religioso, que Deus controla lá de cima tal como faz com tudo o resto... e isso não é de cientista!

À primeira derrota, não o estou a ver a refazer os cálculos de treino em busca de erros de vírgula flutuante, a meter o suor do Petit num centrifugador, para detectar eventuais insuficiencias proteicas, nem muito menos a elaborar uma nova teoria unificadora que deite por terra o conceito de tempo absoluto, revolucione toda a física e explique porque é que a bola foi ao poste e simultaneamente entrou!

Não, a seguir a uma derrota, esse "crente" vai mas é pegar no terço, benzer-se 20 vezes e rezar à nossa senhora de Fátima. Ou, ainda pior, mandar chamar um padreco para abençoar o relvado. Ou até, sabe-se lá, convocar um padre excomungado para fazer uma missa negra, seguida de exorcismo no balneário, para ganhar os favores do demo.

Fernando Santos é a religião e o misticismo... as trevas que submergiram a Europa durante tantos séculos! É um Torquemada do futebol... e nós precisamos é de Galileus, científicos e infalíveis!

Ao olhar para um treino do Benfica, quero ver portáteis, luvas de borracha e sprays que brilham no escuro, não quero altares, alhos, ou cruzes em chamas!

* post publicado em simultâneo no blog http://magicoslb.blogspot.com

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A diferença é que quando perderem um jogo, em vez de meterem a culpa no árbitro ou nos fiscais de linha, sempre pode dizer que foi a vontade de Deus. LOLOLOL

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem esqueci-me de assinar.

Marisa

11:02 da manhã  
Blogger Hugo Carvalho said...

Com tantos cientistas, filosofos, raposas e alcólicos que passaram pela luz, Luís Filipe finalmente deu ouvidos aos comentadores. O que o Benfica precisa é de um belo milagre.

3:11 da tarde  
Blogger Pedro said...

Magico SLB esse grande santuário para a práctica dos actos de fé no ser superior que é o Sport Lisboa e Benfica!!!
:)

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

POR MAIS Q SE FALE DESTE OU DAQUELE TREINADOR O Q INTERESSA É Q O FCP É O MAIOR E Q O VEIGAS TÁ LÁ AMANDO DO PINTO E Q VAI DEPENAR A ÁGUIA POR COMPLETO E DEPOIS NAO DIGAM Q A PORTISTA NAO AVISOU!!!!

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A pedido de várias famílias, que usaram de uma insistência atroz para que eu comentasse aqui, mesmo depois de eu ter deixado indelevelmente no meu discurso que estes assuntos me passam ao lado, tenho a dizer o seguinte:
Viva os Lordi! (a única parte que percebi disto foi a da Eurovisão)

6:04 da tarde  
Blogger zorg said...

Quem és tu e quem são essas famílias, Miguel? Eu conheço-te(vos)?

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » » »

1:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home