quinta-feira, junho 23, 2005

Telenovelas: uma história verídica, ou perto disso!

Muitas vezes me perguntei: quantas telenovelas seguidas consegue o cidadão português médio visionar, antes que o seu cérebro seja liquefeito e lhe escorra pelas orelhas e nariz, deixando-o inerte, como um invólucro vazio? Por pouco, não encontrei a resposta a essa questão da forma mais dramática...

Temporariamente sem TVCabo, cometi o enorme erro de me sentar no sofá, ligar a televisão e "ver o que está a dar". Eu era assim, jovem, inocente e, porque não dizê-lo, um pouco pedante. Confiava demasiado nas minhas capacidades e vigor e subestimei o poder dos ataques impiedosos dos canais generalistas.

Mas paguei bem cara, a minha arrogância juvenil: 6 tormentosas horas de telenovelas seguidas e só interrompidas porque, com um esforço titânico, consegui reunir a concentração durante os instantes suficientes para recuperar o controlo das minhas acções e conseguir pressionar o botão de desligar no comando remoto, pondo um fim àquela tortura!

Mas mesmo assim, permaneci sentado na escuridão silenciosa durante mais de 5 horas, de olhos esbugalhados, um esgar de sofrimento no rosto, incapaz de me mexer e com os pensamentos num turbilhão: a traição de Marineide a Odacir, trocando o bondoso lavrador pelo corpo musculado do vazio Sidráilson ; o pai adoptivo de Germano, que na realidade também é seu irmão, vive na favela e luta para conseguir tirar o curso de reparador de bicicletas à noite ; o jovem Tiago, aluno do colégio e delegado de turma, que ama Sandra mas tem medo que ela descubra que só tem um testículo, despreza Marilia, mas descobriu que ela tem dois testículos e está chocado com a revelação pública que o sotôr Luís fez, em plena aula de Matemática, ao admitir que gosta de se vestir de mulher e actuar numa casa de fados do bairro alto.

Só 5 horas depois comecei a sentir os efeitos do desmame e a recuperar a razão. Já passava das 7.00h da manhã quando, tremendo de frio e com e suor a escorrer-me no rosto, recuperei o movimento nas pernas e consegui arrastar-me para a cama. Estive 3 dias febril, entre a vida e a morte, com os fantasmas de Marineide, Odacir, Tiago e tantos outros, povoando-me os pesadelos. O prognóstico era muito reservado. Finalmente acordei, numa manhã soalheira, com os passarinhos a cantar e, pela primeira vez em quase uma semana, sorri.

Mas a experiência deixou marcas que, temo, nem o tempo será capaz de sarar: nunca mais fui capaz de aproximar da sala onde tudo se passou, fui obrigado a transformar a televisão num aquário onde mantenho alguns peixes dourados e ainda tenho convulsões quando vejo um exemplar da revista TV Guia, ou qualquer outra que tenha resumos de novelas. Para além do mais, ainda hoje fico com os olhos marejados de lágrimas, quando penso no coração despedaçado de Marineide, ou na coragem e persistência de Germano, incapaz de desistir do seu sonho de se tornar no melhor mecânico de bicicletas de todo o sertão!

Os médicos chamam-lhe stress pós-traumático.

6 Comments:

Blogger Pedro said...

Brilhante!!!!!

10:45 da manhã  
Blogger zorg said...

Concordo! Mas não tenhas medo das pelavras, podes continuar...

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu cá para mim é tudo treta. Deves é andar mortinho para saber as novas aventuras de clodoaldo, marinilva e bérnarson.

11:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se há tantas...é que devem ser vistas, e pelo que oiço, a maior parte das pessoas vê as novelas brasileiras da noite.Aliás sinto olhares acusadores tipo "mas esta desembarcou donde?" quando nao conheço tal actor brasileiro ou nao vi tal novela. Ou seja, as pessoas veêm e gostam, portanto nao deve ser assim tão mau, sei lá..
tu de certeza que já deves ter seguido novelas, certo?
a quantidade é que é assutadora, quanto ao resto, cada um vê o que quer, eu posso gostar do Manuel Luis Goucha, so what?

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ups,eskeci me de assinar, é a Manue

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Zorg
A questão aqui é bem simples é preciso ter uma grande capacidade para ver todas as novelas e conseguir distinguir cada um dos seus personagens de modo a não baralhar os enredos que tanto trabalhinho deram a fazer, o teu cerbero tem de ser tão poderoso que consiga assimilar toda a informação e mesmo metendo uma semaninha de ferias consigas apanhar o fio á meada, e esse dito cerebro poderoso está é claro na cabeça de nós mulheres que depois de 8 horas de trabalho, de aturar dois putos (e respectvas birras) e um marido que so quer ver a sport tv ainda conseguimos ter o cerebro a trabalhar de forma a paparmos aquelas tretas todas de forma a esvasiarmo-nos dos problemas da vida. As novelads funcionam na nossa sociedade como terapia, como escapa para uma vida triste e mediocre que com os nossos 700 a 800 euros de ordenado medio não nos premite ir ao cinema ou ao teatro e ainda pagar á babysiter para dar uma olhadinha nas pestes.
Se no tempo do outro senhor tinhamos Fado Futebol e Fatima, neste tempo só nos resta Futebol e Novela que no fundo é uma e a mesma coisa porque os actores são todos brasileiros... ou não...
Um abraço
KAMARADA

2:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home