quarta-feira, setembro 28, 2005

Presidenciais: a análise que faltava!

Em mais um verdadeiro acto de serviço público, não financiado pelo orçamento geral do estado, o Pêra na Barba vem juntar-se ao debate das presidenciais e, contribuir com a análise lúcida, independente e arguta, que faltava! Um grande bem haja ao Pêra na Barba!

Mas vamos aos candidatos!

Cavaco mantém o tabu até ao natal, para poder revelar a sua decisão da forma mais responsável possível, ou seja, enquanto mastiga uma suculenta fatia de bolo-rei com a magnifica mandíbula algarvia escancarada, no que se adivinha que poderá vir a ser mais uma sublime evocação dos grandes feitos históricos do povo Português e um apelo à esperança no futuro! A saliva representará o mar, os dentes as caravelas, a língua, os perigos escondidos do oceano e as migalhas voadoras o firmamento, que serviu de mapa aos corajosos navegadores do passado e os conduziu à glória. Os grunhidos que acompanharão toda a instalação (que deverá ser transmitida em directo nos telejornais, em horário nobre), completam o quadro e pretendem transmitir o apelo à esperança num futuro risonho, sob a influência tranquilizadora do voraz professor, bem sentado no cadeirão presidencial.

Quanto a Soares, ainda não sabe muito bem porque é que se candidata e teme-se que nunca venha a saber. A realidade é que o faz porque Guterres foi para a Europa e Sócrates pensava que ninguém queria votar em Manuel Alegre...e não se lembrou de mais ninguém! Mas Soares é um animal político e pode, a qualquer momento, ir a uma das suas famosas gavetas e retirar um trunfo inesperado!

Já Manuel Alegre está plenamente convencido que a sua cuidada barba republicana lhe vai garantir o voto massivo de todas as esquerdas unificadas e, consequentemente, a vitória fácil, na primeira volta. É do senso comum, que marxistas, leninistas, estalinistas, trotskistas, maoistas, anarco-sindicalistas, e todos os outros istas da esquerda, não resistem ao encanto de uma barbacena bem aparada e uma voz forte de poeta...é um fetiche dificil de explicar, mas inegável em todos os eleitores de esquerda! Freud poderia ter uma palava a dizer sobre isto...

Por seu lado, as esquerdas unificadas apresentam candidatos para todos os gostos: Louçã que não desiste, nem depois das eleições terminarem e o candidato já estar escolhido (o Bloco prevê estar em campanha para estas presidenciais até 2033) ; Jerónimo que se candidata para ter uma desculpa para um pezinho de dança, que tanta falta lhe tem feito, e Garcia Pereira, que vai aproveitar as acções de campanha para fazer a rodagem do seu novo e proletário veleiro de três mastros, inaugurando uma nova forma de fazer campanha: os comicios no alto mar.

Uma ausência muito notada é a de Manuel João Vieira, reputado músico e político hábil, que abalou as fundações do sistema democrático nacional, com a sua polémica candidatura de 2000. Os lobbies e os interesses instalados tudo têm feito para impedir que conquiste o mais alto cargo da nação, mas o audaz cantautor-político é bem capaz de surpreender com mais um golpe de asa inspirado, bem ao seu estilo!

Por fora, correm dois outsiders, que podem ter uma palavra a dizer: uma física nuclear que é professora de música e o ex-advogado do Saddam. O povo português é internacionalmente conhecido pela forma como costuma prezar (e premiar em eleições) a versatilidade e a competência...e é dificil imaginar alguém mais versátil do que um físico nuclear a dirigir uma orquestra, ou alguém mais competente do que o homem que foi a primeira escolha de Saddam para seu defensor, num dos julgamentos mais importantes do século XXI.

Alea jacta est...e ninguém poderá prever o resultado...é o Pêra na Barba que o garante!

4 Comments:

Blogger Pedro F. Ferreira said...

Brilhante!!!

9:33 da manhã  
Blogger zorg said...

Fantástico? Por acaso sou! Mas não tenhamos medo das palavras, por favor...

5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem me falem em política que depois das autárquicas que tivémos só falta uma grande tenda para este país ser um circo. É só palhaços!!! Deviam morrer todos com uma perna entalada no cú!

Marisa

5:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que eu estava procurando, obrigado

4:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home